O ano de 2020 marcou a comemoração de um importante centenário para a cidade de Duque de Caxias. Naquele 20 de março, completaria 100 anos, o “seu” artista multitalentoso Francisco Barboza Leite. Nascido em Uruoca, no Ceará, Barboza passou a viver em Duque de Caxias no início da década de 1950. Era tipógrafo, fotógrafo, retocador, pintor, desenhista, escritor, músico, ator, diretor, roteirista, cinegrafista… além de ser esposo, pai e avô de uma família numerosa.
O MVSB, então, preparava uma grande homenagem a esse artista com a abertura da exposição “Barboza Leite 100 anos” e uma grande festa. Tudo precisou ser adiado em função da pandemia de covid-19 que nos obrigou ao isolamento social, naquele momento. Finalmente, 3 anos depois, o MVSB muito se alegra de, através e a partir dessa exposição, prestar sua homenagem a Francisco Barboza Leite.
—
FICHA TÉCNICA
Curadoria: Flavia Andreia Paes Leite
Produção Executiva: Equipe MVSB
Fotos: Filipo da Silva Tardim e Mariana Flor Leite
Texto: Flavia Andreia Paes Leite
Expografia: Beatriz Martiniano e Leear Martiniano
Design gráfico: Leear Martiniano
Referência Bibliográfica: Rogério Torres. Barboza Leite sua arte, sua vida. Duque de Caxias: Caderno de Cultura; Consórcio de Administração de Edições; Edições Mayo, 1983.
Agradecemos pela disponibilização dos acervos pessoais das obras de Barboza Leite a: Maria da Graça Leite, Rosa Leite, Fátima Leite, Pedro Marcílio Leite, Kiko Leite, Ana Beatriz Leite, Silvia Helena Leite, Stélio Lacerda, André Viana e Nely Madeira.