Marcinho Esteves do Nascimento nasceu no dia 5 de junho de 1925, em Ariró, pequena localidade do distrito do Frade, Angra dos Reis. Filho de Joel Esteves do Nascimeto e Luzia Maria do Nascimento, era o mais velho de oito irmãos.
Em 1954, aos 29 anos, Marcinho casou-se com Maria Nogueira do Nascimento que foi sua companheira durante 54 anos. Após o faleciento da esposa, em 2009, Marcinho passou a se dedicar gradativamente à aulas de pintura. Foi uma das formas encontradas para preencher o vazio deixado por Maria e afastar a tristeza que sentia.
Marcinho, até os 84 anos, não sabia fazer qualquer tipo de desenho. Com a dedicação, veio o rápido progresso. Em poucos anos pintou inúmeros quadros e participou das exposições promovidas pelo Atelier Arte e fato.
Faleceu em 20 de julho de 2017, em Duque de Caxias, aos 92 anos.
Em seus quadros, Marcinho retratava paisagens. Em todos eles é possível observar uma provável referência a Ariró, lugar onde nasceu e passou parte da sua infância, apesar de Marcinho nunca ter feito tal afirmação.
Em muitas de suas pinturas, inclusive na sua favorita, estão registradas, além da paisagem, a figura de um casal, uma clara alusão a ele e à esposa Maria, e ao lugar onde talvez desejasse estar.
Marcinho transformou sua memória e sua saudade em poesia. Em arte. Nesta exposição estão alguns de seus quadros, os que não foram por ele doados.