Nossos olhares

Esta mostra apresenta as produções artísticas dos estudantes do Ciep 032 – Cora Coralina, da rede Estadual do Rio de Janeiro, em Duque de Caxias. No primeiro semestre do ano de 2019, diversos temas foram abordados e discutidos nas aulas de Artes Visuais. Com base nas reflexões mediadas pela professora de Artes, Mariana Paixão, os estudantes transformaram os debates em produções coletivas. Esta mostra apresenta as produções artísticas dos estudantes do Ciep 032 – Cora Coralina, da rede Estadual do Rio de Janeiro, em Duque de Caxias. No primeiro semestre do ano de 2019, diversos temas foram abordados e discutidos nas aulas de Artes Visuais. Com base nas reflexões mediadas pela professora de Artes, Mariana Paixão, os estudantes transformaram os debates em produções coletivas.

Os trabalhos foram produzidos por alunos do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental e 2°ano do Ensino Médio. As temáticas abordadas foram: cenas cotidianas, diversidade da beleza feminina e a valorização da cultura indígena. O primeiro tema refere-se aos acontecimentos noticiados pela mídia neste ano. Nessa abordagem, os estudantes escolheram uma notícia e, coletivamente, transformaram suas reflexões em produções artísticas. O segundo tema buscou explorar a beleza feminina e valorizar suas peculiaridades. O último tema contou com a presença da Guarani, Marize Vieira, promovendo a aproximação da cultura indígena com a escola. Desse encontro, surgiram potentes fotografias registradas pelos alunos.

Como é de conhecimento geral, a adolescência é uma fase repleta de mudanças físicas, psicológicas e sociais. Por marcar a transição da infância para a idade adulta, esse período gera mudanças corporais e até ideológicas. Entendendo que os adolescentes vivem uma fase complexa e permeada de questionamentos e incertezas, reforça-se a importância do Ensino de Artes na escola, como já defendia a educadora brasileira, Ana Mae Barbosa. Acreditando, ainda, na importância da interdisciplinaridade, ressalta-se que tais produções só tiveram um resultado positivo, porque os alunos tiveram contato, ao longo de sua vida escolar, com as disciplinas de português, literatura, geografia, história, sociologia e filosofia, o que possibilitou a presença de temáticas contemporâneas na sala de aula. Todos os trabalhos artísticos, então, resultam das reflexões e dos debates proporcionados pelas múltiplas disciplinas presentes no currículo escolar.

Ao expor os trabalhos artísticos desenvolvidos pelos alunos do Ciep Cora Coralina no espaço do Museu Vivo do São Bento, tornamos visível o potencial criativo e reflexivo dos estudantes.

• MOSTRA
  • Curadoria: Mariana da Costa Paixão