Associação dos Amigos do CRPH/DC | Museu Vivo do São Bento

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO CRPH-DC

A Associação dos Amigos do CRPH/DC é uma organização privada, sem fins lucrativos, criada para apoiar a missão do Museu Vivo do São Bento e do Centro de Referência Patrimonial e Histórico do Município de Duque de Caxias (CRPH) e ampliar o impacto de suas atuações no território. A Associação – como o próprio CRPH – trata de questões museológicas, arquivistas, de formação, de produção e de pesquisa. É a Associação dos Amigos quem responde, organiza, convida e faz projetos para ajudar o MVSB e o CRPH.

Estatuto Social – AACRPH-DC

Direção Executiva

TRIÊNIO 2018-2021

Paulo Pedro da SilvaPresidente
Filipo da Silva TardimSecretário
Arilson Mendes Sá1º Tesoureiro
Marisa Gonzaga da Silva2º Tesoureiro
Marlucia Santos de SouzaDiretor de Pesquisa

PROJETOS REALIZADOS

Comunidade Viva São Bento – Jovens Agentes do Patrimônio (Instituto C&A / CISV – 2010 / 2012)
Uma formação continuada desenvolvida a partir de oficinas, grupos de estudo e trabalhos de campo que formou jovens guias do Museu Vivo do São Bento e de outros percursos da Baixada Fluminense.

Sambaqui (Superintendência Estadual de Museus – 2012)
O projeto foi responsável pela exposição de longa duração do Sambaqui do São Bento, além de investir em melhorias de infraestrutura e preservação do sítio arqueológico.

Jovens Agentes do Patrimônio (Superintendência Estadual de Museus – 2012)
A continuação do projeto de formação de jovens agentes do patrimônio.

Jovens Agentes do Patrimônio – Juventude Semeando Memória e Cidadania (Casa da Moeda do Brasil – 2012/2014)
Através do Programa Atitude Cidadã da Casa da Moeda houve a continuação do programa de formação de jovens e ampliação de suas atividades, incluindo oficinas de teatro, agroecologia, capoeira e audiovisual.

Projeto Rede de Memória e Resistência (CONVÊNIO - SICONV PROPOSTA Nº 013200/2016)
Projeto com objetivo de estruturar e desenvolver os grupos que integram a Remus-RJ, por meio de pesquisa, formação, registro audiovisual e divulgação de suas ações.

Museu Vivo do São Bento: Memórias, territorialidades e patrimônios na Baixada Fluminense (Ibram– 2016)
Prêmio Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro.

EMENDAS PARLAMENTARES

CONVÊNIO (SICONV PROPOSTA Nº 013200/2016)

Em virtude da realização do Convênio celebrado entre a Associação dos Amigos do Centro de Referência Patrimonial e Histórico de Duque de Caxias – RJ e o Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, conforme o plano de trabalho aprovado no SICONV - Sistema de Gestão de Convênios, sob o nº de proposta nº 013200/2016, divulgamos informações relacionadas à execução do referido plano de trabalho aqui: http://rededemuseologiasocialdorj.blogspot.com/p/execucao.html