Desordenar a rota – atalhos

A mostra “Desordenar a rota – atalhos Produções dos cursos de moda e desenho do IFRJ – Belford Roxo” é uma das ações que resulta da parceria do IFRJ/ Campus Belford Roxo, Museu Vivo do São Bento e Centro Cultural Donana.

A periferia vem sendo silenciada há anos através de narrativas em que a escassez e a violência parecem abafar quaisquer possibilidades de manifestação artística-cultural. Mas basta desdizer o centro, desordenar a rota, adentrando por uma de suas artérias – Linha Vermelha ou Av. Brasil – com o desejo de ver de perto, para se dar conta do poder que possuem.

As manifestações são muitas, fizemos um recorte das ações que desenvolvemos no Campus e no Centro Cultural Donana: a Revista VAN e o Curso DESENHOS.

REVISTA VAN

Revista Van é uma revista semestral que compila os editoriais de moda realizados pelos alunos do Curso Técnico de Produção de Moda do IFRJ. São preocupações da revista, dar visibilidade às modas da periferia, descolonizando o olhar e as narrativas: ver e mostrar potências. A presente mostra pretende materializar um pouco dessa produção.

DESENHOS

A Mostra de Desenhos traz uma parte do percurso de cada participante do curso de extensão oferecido no Centro Cultural DONANA. Ao longo dos encontros, os alunos desenvolveram uma série de trabalhos a partir de exercícios e escolhas de assuntos, materiais e suportes, produzindo assim novas imagens para compor esse trabalho imenso que é romper para reinventar o imaginário periférico.

Organização: Lara Ovídio e Ana Adelaide Lyra Porto Balthar (Nena Balthar)
Expografia: Lara Ovídio e Nena Balthar
Produção Executiva: Equipe MVSB
Texto: Lara Ovídio e Nena Balthar