Formação Continuada

O Centro de Referência Patrimonial e Histórico do Município de Duque de Caxias compreende a formação continuada dos professores como processo marcado pela mediação das experiências e conhecimentos produzidos no fazer da escola, da comunidade local e da ciência, seja ela operada pelos educadores, pelos estudantes ou ainda, talhada pelos saberes tradicionais e populares.

Reconhece professores e alunos como protagonistas da produção do conhecimento, portadores do direito à pesquisa, à memória e a autoria, seja ela fruto de práticas individualizadas, seja produzida coletivamente. Assim, o trabalho formativo tem como princípio potencializar as ações voltadas para a pesquisa escolar e para o fomento da publicação e comunicação no formato de exposição, publicação digital, cartilhas, folhetos, cartões, jogos pedagógicos, filmes, etc.

O trabalho de pesquisa e produção proporciona uma experiência de formação singular, espalha ventos de afirmação e pertencimento ao lugar, convida para a possibilidade de intervenção do sujeito. Coisas mansas, de sela pipocam emergindo possibilidades de olhares mais amorosos para com a cidade e seus patrimônios, principalmente o maior de todos eles: a pessoa humana.

O trabalho formativo se efetiva a partir da realização de cursos sobre a cidade de Duque de Caxias e a Baixada Fluminense,bem como temas específicos que abranjam aspectos patrimoniais, culturais, históricos deste território; Trabalhos de Campo que consistem em visitações a percursos temáticos pela Baixada Fluminense, pelo município e por territórios vizinhos que dialogam com a hisória e o meio ambiente local; Grupos de Estudos realizados no interior da escola, a partir de eixos temáticos definidos por esta; Palestras, Seminários e Debates que contemplem, de forma ampla ou mais bespecífica, as questões ligadas ao Patrimônio, à História e à Memória de nossa gente.

Ficha Técnica

  • Coordenação: Marlucia Santos de Souza, Antônio Augusto Braz e Nielson Rosa Bezerra
  • Local: Museu Vivo do São Bento
  • Horário: ------
  • Público Alvo: Professores, estudantes e demais interessados