9º Aniversário Museu da Maré

O Museu da Maré, instituição parceira do Museu Vivo do São Bento, irá comemorar seus 9 anos com atividades dos dias 4 a 9 de maio. Confira!!

O museu da Maré, localizado na favela da Maré – zona norte do Rio de Janeiro, foi inaugurado em 8 de maio de 2006, a partir da vontade dos moradores de valorizar, preservar e divulgar suas histórias, memórias e patrimônios materiais, imateriais e afetivos.

Ao longo de seus 9 anos de re(existência), o Museu recebeu inúmeros prêmios e homenagens pelos projetos que desenvolve. Um deles foi a ordem do mérito cultural, reconhecimento maior conferido pela Presidência da República a pessoas e instituições que colaboram para a valorização da cultura brasileira.

Valorizando a diversidade cultural existente em nossa cidade, o Museu está inserido nas comemorações dos 450 anos, participando do projeto Passaporte dos museus cariocas, que possibilita à população visitar gratuitamente 43 dos mais importantes museus e centro culturais da cidade. O Museu também neste ano fará o lançamento de dois livros: A Guanabara como natureza – coletânea de artigos escritos por Magalhães Correia, em 1936 – e Maré em 12 Tempos – livro fotográfico sobre a história da Maré, a partir do acervo do Museu.

Em 2014, o trabalho do Museu se viu ameaçado em virtude do término de vigência do comodato assinado com a empresa proprietária do imóvel onde o Museu está localizado. Com a mobilização de moradores e amigos, da comunidade museológica, dos movimentos sociais e da imprensa local e internacional, conseguimos que as três instâncias do poder público se comprometessem a encaminhar junto à empresa propostas que viabilizassem a permanência do Museu. Em decorrência desse diálogo, conquistamos um novo prazo de validade do comodato, que se estenderá até 1° de março de 2016, período durante o qual o poder público encaminhará as medidas necessárias à permanência definitiva do Museu.

O apoio de todas e todos foi fundamental para mais essa vitória. Por isso, temos muito o que comemorar!!! De 4 a 9 de maio, Realizaremos a Semana de Aniversário do Museu da Maré.

PROGRAMAÇÃO

Dia 4, das 15h às 17h – Oficina Criando e Recriando Memórias com Marcelo Pinto Vieira, artista plástico e cenógrafo do Museu (construção de brinquedos com material reciclável, a partir dos contos e lendas da Maré)

Dia 5, das 14h às 16h – Lançamento dos livros das escritoras Ana Maria e Aline Melo, das 14h às 16h

Dia 7, das 16h às 21h – Apresentação do grupo MaréMoto (resultado da oficina do Teatro do Oprimido desenvolvida no Museu), das 16h às 18h; Roda de capoeira do Mestre Martins, das 18h às 21h