Curso de Museologia Social | Museu Vivo do São Bento

Museu Vivo do São Bento

A Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro, em parceria com o Museu das Remoções convida a todos para Curso de Museologia Social: poéticas e políticas em movimento a partir de experiências concretas que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de Maio.

Entre as experiências concretas apresentadas e debatidas encontram-se o Museu da Maré, o Museu Vivo de São Bento, o Museu de Favela, o Museu Sankofa da Favela da Rocinha, o Ecomuseu Nega Vilma, o Museu do Horto, o Ecomuseu Amigos do Rio Joana, o Ecomuseu de Manguinhos e o Museu das Remoções. Todas essas experiências, diferentes entre si, estão fortemente associadas à comunidades populares que utilizam o museu como dispositivo de luta e r(e)existência.

As experiências de museologia social que serão apresentadas no Museu das Remoções também foram incluídas no seminário “Muséologie sociale au Brésil: poétiques et politiques à l’œuvre fondées sur une expérience pratique.” realizado na Ecole du Louvre em Janeiro de 2017.

Dias: 19, 20 e 21 de Maio de 2017
Horário: Sexta e Sábado das 10h às 18h
Domingo de 10 às 16h
Local: Museu das Remoções
Igreja de São José Operário, Rua Vila Autódromo, Barra da Tijuca – RJ
A estação de BRT mais próxima é o Terminal Centro Olímpico.

Inscrições através do e-mail: redemuseologiasocialrj@gmail.com

O curso será ministrado por:

MARIO DE SOUZA CHAGAS
Poeta, museólogo e doutor em ciências sociais. Professor da Unirio, Coordenador Técnico do Museu da República, participante da REMUS-RJ.

JULIANA VEIGA
Produtora cultural, com MBA em Gestão e Produção Cultural pela FGV, e mestrado em Cultura e Territorialidades pela UFF tendo como temas principais de pesquisa museologia social e as políticas culturais e participante da REMUS-RJ.

Estão todos convidados!

cartaz curso museologia social maio no museu das remoções - 04 de Maio