Mulheres Artesãs | Museu Vivo do São Bento

Museu Vivo do São Bento

O grupo que se reúne semanalmente no Museu Vivo do São Bento é composto por mulheres artistas-artesãs. Elas veem do São Bento, da Vila Rosário, do Pantanal, da Vila Santo Antônio… Cada uma delas traz consigo saberes ancestrais e imaginários de liberdade que simbolicamente tornam-se possíveis através da arte. Através de múltiplas linguagens e sabores, numa ambiência afetiva e reflexiva, elas ensinam e aprendem, trocam e destrocam, acumulam e desapegam, insistem e desistem, experimentam a arte no mistério, nas conversas, nos desejos, na dúvida, nas diferenças, no coletivo.

O resultado desses encontros e de seus fazeres tem destino certo: a sala das artesãs do Museu Vivo do São Bento, onde são dispostos para exposição e venda. Suas criações também costumam participar de feiras culturais e eventos museais.

A memória do grupo data de 2009, quando o Museu Vivo do São Bento ainda não tinha sede e os encontros aconteciam no salão paroquial do São Bento. A facilitadora das oficinas era voluntária e a proposta daquela ocasião era a construção de uma rede de economia solidária que partia de um fundo comum, financiado pela CISV- ONG italiana em parceria com o museu.

Com o fim do financiamento, em 2010, o grupo se reconfigurou. O MVSB assumiu a coordenação e mediação dos encontros e, na medida do possível, procura garantir aqueles materiais necessários à aprendência coletiva. No mais, é invenção. E em inventar, elas são as mestras!

Ficha Técnica

  • Coordenação: Cristina Pires
  • Local: Museu Vivo do São Bento
  • Horário: quinta, das 14h às 17h
  • Público Alvo: Mulheres da região do Grande São Bento