Jardim do Éden

O ARTISTA

O artista plástico Lucio Rufino, nascido em Conceição da Boa Vista, em Minas Gerais, em 15 de abril de 1951, formou-se em Educação Artística, no ano de 1980, pela UniRio. Foi lá, que durante as aulas de desenho, descobriu seu talento para as formas e cores.

Fez pesquisa na Escolinha de Artes do Brasil, com a professora Vânia Granja; na Oficina de Arte Maria Tereza Vieira, e no ateliê de pintura do artista Paulo Ramos, além de vários cursos de artesanato com materiais diversos como couro, tricô, crochê…

Suas grandes admirações enquanto artista estão nas obras de Vicente Van Gogh e Salvador Dalí (por utilizarem técnicas livres com o pincel e cores fortes e alegres) e no trabalho da atriz Bibi Ferreira.

Como professor, atuou nas Redes Estadual (onde ingressou nos anos 80) e Municipal (desde os anos 90) de Educação, em escolas no município de Duque de Caxias.

A EXPOSIÇÃO

Para a exposição “Jardim do Éden”, o artista compõe paisagens, utilizando-se a forma feminina e elementos da natureza. Destaca-se em seu trabalho, a fusão entre esses elementos e a exuberância, a silhueta e as curvas da mulher.

Além disso, explora as cores fortes, quentes e expressivas, mistrurando brisa com tempestade, o real com o onírico, o lirismo, o romantismo e imagens arraigadas de sensualidade latente.

Utiliza, como técnica principal, a pintura à óleo sobre tela, mas produz também, desenhos expressivos, com crayon, grafite, giz de cera, lápis de cor e guache.

• EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA
  • Curadoria: Lucio Rufino